Uma sugestão
Um dia destes, visitem o Museu de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, em que apresenta uma exposição sobre "ANOS 80". A mostra, inaugurada no passado dia 10 de Novembro, estará patente até finais de Março de 2007.
Comissariada por Ulrich Loock e Sandra Guimarães, a exposição "Anos 80: Uma Topologia" constitui a mais ambiciosa tentativa jamais empreendida para compreender essa década do passado próximo da arte dos nossos dias. Trata-se também de uma das maiores exposições apresentadas no Museu de Arte Contemporânea de Serralves, integrando cerca de 250 obras maiores de cerca de 70 artistas de todo o mundo e ocupando uma área expositiva de 4.000 m2.
PORQUÊ OS ANOS 80?
Nessa década, o mundo assistiu a mudanças significativas nos campos político, social e cultural. Estas geraram novos desenvolvimentos, de grande alcance, cujos desfechos se têm revelado nos anos que agora vivemos.
Num momento do presente em que os contextos de arte surgem cada vez mais influenciados pelo mercado, pelo aparecimento massivo de compradores e de coleccionadores, pelo constante aparecimento de novos artistas e de eventos como feiras de arte, bienais e grandes exposições colectivas, tornando-se relevante confrontar a década de 80, onde um período de euforia económica propiciou contextos similares que estruturaram aquilo que hoje se pode denominar um mundo de arte globalizado, com uma economia poderosa, onde muitas vezes a especificidade da criação artística e da reflexão por ela suscitada se dissolve frequentemente nos momentos de representação social dos eventos desse mesmo mundo. Houve quem dissesse nos anos 80 que "a vanguarda era o mercado", apropriando-se da discussão pós-moderna para declarar absoletos os problemas criados pelas vanguardas artísticas do século XX. Vinte anos depois, esta exposição assume uma resistência a essa leitura da década, recentrando-a numa constelação de artistas e de obras que se distingue precisamente por reassumir muitas das problemáticas que as diversas vanguardas tinham até ao momento protagonizado.
disse, o director do Museu, João Fernandes
Meus amigos, não percam a oportunidade.
Dou-vos uma dica. Se forem a Serralves numa manhã de Domingo, entram e não têm que pagar a entrada do Museu. Podem almoçar lá, tem deliciosos "comeres" distribuidos por toda a área, podem levar "uma bucha" e comer ao ar livre nos seus jardins que são lindíssimos. Levem uma boa companhia, o nomorado, o amigo, a amiga... quem quiserem... é bastante agradável, e podem passar um dia diferente.
... e não se esquecçam da máquina fotográfica...!!!
Para quem passou por esta maravilhosa década... certamente é um recordar de bons velhos tempos... para quem nasceu muito depois dela...vale a pena...vão ver... e depois digam-me alguma coisa!!!
Um bom feriado, e um bom fim de semana
Um grande beijo
* * * * * * * * * * * * * * * * * * * *
17 Comentários:
vou lá...
beijo vagabundo
Como gosto de Serralves...
As vezes que me deitei lá na relva e deixei voar as folhas dos cadernos com o vento.
Não sei quando, mas prometo voltar.
Bela sugestão.
:)
Já me deram a dica !
Mas ao ler este post fiquei ainda mais elucidado...
Talvez passe por lá.... e de regresso revisite os jardins da antiga Vila da Feira .....
Um beijo
Paulo
MM...bem pensado!
Olá!
Já lá estive... é como dizes lindo!!
beijinhos e um bom fim de semana
..............
Olá Menina Bonita,
Não posso ir, estou longe :(((
Mas fazemos o seguinte vais tu, e depois contas-me, combinado?
:)))
................
Beijinhos e um fim-de-semana lindo para ti
Kurika: conheço Serralves onde já estive uma vez e apreciei. Assim, valeu a pena visitar o teu espaço para desejar óptimo fim-se-semana para ti.
Kurika: conheço Serralves onde já estive uma vez e apreciei. Assim, valeu a pena visitar o teu espaço para desejar óptimo fim-se-semana para ti. Desculpa repetir, mas faltou qualquer coisa..., um abraço
Irei um dia certamente, ainda hà poucos dias comentei isso com a minha esposa.
bfs
QUE PENA ESTAR LONJE MINHA QUERIDA, TANTO MAIS QUE SOU PROFESSOR DE ARTE...
doce beijo
Bom dia Amiga!
Excelente sugestão! Como adorava poder segui-la este fim de semana já!... infelizmente vai ter de esperar. Mas quando ai for podes levar-me lá... para ver a arte e comer uns pastelinhos no jardim!
Bom fim de semana!
Bjico ancho!
estou tão emocionada!!!! bem ja sabia que eras um pouco filósofa mas tanto não,como estás tão romantica , o teu kurica fica todo babado com a dona. Ah as tuas fotos tão lindas.beijinos
ermelina said...
estou tão emocionada!!!! bem ja sabia que eras um pouco filósofa mas tanto não,como estás tão romantica , o teu kurica fica todo babado com a dona. Ah as tuas fotos tão lindas.beijinos
É engraçado que há dias o Pedro falou-me disso, que gostaria muito de ir lá. A minha irmã Nanda esteve lá há pouco tempo e adorou! Espero um dia ter também essa oportunidade.
Beijinhos e bom fim de semana :)
..............
olá Menina Bonita
Beijinhos e noite serena
KuriKa
Muito obrigada por informações sobre cultura, um obrigada grande!
Oxala (muitas) pessoas adiram
Parabéns pelo post
Beijinhos com carinho
Uma boa sugestão, talvez um dia... com a companhia da minha irmã e cunhado, como emplastro :(
Beijinhos
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial